segunda-feira, março 05, 2007

A miséria humana

A miséria humana tem várias facetas e entra pelas nossas casas com uma violência e uma regularidade que se torna preocupante.

Ainda este fim de semana li algures um texto de Angelina Jolie, embaixadora da Unesco, sobre a situação na zona do Darfur. Mas esta por muito dramática que seja está a uns largos kilómetros de distância e dificilmente nos incomodará.

Mas bem dentro da cidade do Porto a miséria humana existe e tem que ser encarada de frente. Com coragem. Um exemplo que me toca mais de perto é a situação que se vive no Bairro do Aleixo. Lá coexistem duas realidades: quem quer viver apesar das dificuldades do dia a dia e quem já há muito desistiu de viver apesar das dificuldades em se manter vivo.

Num trabalho recente do Jornal de Noticias, "Aleixo é sala de chuto a céu aberto" é levantada uma questão que deverá merecer um debate sério, mas rápido.

A questão das salas de chuto ou de consumo assistido. A minha opinião era claramente contra. Após algumas conversas com quem se debate no dia a dia com esse problema fiquei com dúvidas.

Como tal prometo aqui levantar essa discussão.

Sem comentários:

Enviar um comentário